A depressão não deve ser encarada apenas como um estado emocional, e sim como uma doença. Ela atinge mais da metade dos adultos, e cada vez é mais comum em jovens e adolescentes. E como toda doença, a melhor forma de combater é prevenindo. Mas antes de recorrer a remédios ou tratamentos, confira algumas dicas de alimentos que ajudam não só a evitar, como também diminuem naturalmente os sintomas depressivos.
Sintomas de depressão
imagem retirada da internet |
A depressão afeta uma em cada quatro mulheres, e cada vez mais se torna um problema comum na sociedade. Independente de idade, classe social ou estilo de vida, com certeza alguma vez na vida, já passamos por um estado depressivo. Os sintomas mais conhecidos são: Desinteresse, apatia e tristeza, mudança do apetite, perturbações do sono, fadiga, cansaço e perda de energia. Em casos mais graves: Sentimentos de inutilidade falta de confiança e baixa autoestima, sentimentos de culpa e sentimento de incapacidade, preocupação com o sentido da vida e com a morte, alterações do desejo sexual, irritabilidade, manifestação de sintomas físicos, como dor muscular, dor abdominal e enjoo.
Antidepressivos naturais
A carência de determinadas substâncias podem agravar os estados de depressão, dietas restritivas, que excluem algum tipo de alimento do cardápio, além de fazerem mal para a saúde, causam alterações emocionais e são uma das maiores causas de depressão em mulheres. Um dos melhores remédios contra depressão está no prato. Existem alguns alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e afastar a tristeza.
- Mel - Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
- Banana - Diminui a ansiedade e ajuda a ter um sono tranquilo. É rica em carboidratos, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia.
- Morango - Funciona como um antidepressivo leve e vasodilatador que estimula a circulação sanguínea, levando mais oxigênio ao cérebro, aumentando a atividade cerebral.
- Laranja - Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a funcionar bem. O cálcio, presente na sua composição, é um relaxante muscular e combate o stress. É enérgica, hidratante e previne a fadiga.
- Uva - Fruta com boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam o funcionamento do sistema nervoso.
- Alface - Possui efeitos calmantes e relaxantes e é rica em fosfato. Combate a depressão, a confusão mental e o cansaço.
- Espinafre - A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, contém magnésio, fosfato e vitamina A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bem funcionamento do sistema nervoso.
- Ovos - Os nutrientes dos ovos, como a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que ajudam no bom humor.
- Leite - Rico em triptofano, aminoácido que influencia positivamente na produção da serotonina. Além disso, é fonte de tirosina, que está associada à produção de dopamina e adrenalina que causam sensação de alegria. O cálcio controla irritabilidade, especialmente na TPM.
Receita de suco antidepressivo
Além de ser uma bebida refrescante, o suco hidrata e funciona como um antidepressivo leve que combate a ansiedade e o estresse. O ideal é tomar uma ou duas vezes ao dia.
Ingredientes:
- 300ml de leite
- 1 banana
- 5 morangos
- 1 colher (chá) de mel
- 1 colher (sopa) de linhaça dourada ou marrom
Preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador.
- Sirva logo após o preparo.
Essa é a primeira matéria que publico aqui no blog, retirada do site www.dietaedicas.com, com a devida autorização e desde já quero agradecer e indicar aos amigos que se interessem por uma vida mais saudável para conhecerem esse excelente site.
fonte: www.dietaedicas.com
0 comentários:
Postar um comentário