Pages

Auto-estima e o fundo do poço

imagem retirada da internet

Muitas vezes ouvi pessoas dizerem que devemos manter nossa auto-estima. Que devemos enxergar o lado bom das coisas e pensar sempre positivo. Procuro, dentro do possível, manter essas atitudes em meu dia a dia, mas, o que fazer quando nos encontramos no chamado fundo do poço? Como sair de dentro dele?

Em determinadas situações, as pessoas que estão do lado de fora do poço e dizem querer nos ajudar a sair dali, estão automaticamente pisando em nossas cabeças na tentativa de nos levantar. Não percebem que a ajuda precisa ser realizada de outra forma. Elas acreditam que precisam descer lá no fundo conosco para que essa ajuda seja realizada e não enxergam que uma corda firme poderia ser a solução do problema.
Ao nosso redor, precisamos de ajuda sim! Mas de uma ajuda firme e concreta e não de uma ajuda tão abalável como nós mesmos.

Toda ajuda sincera e verdadeira; aquela que vem de dentro de nossos corações, sempre é bem vista aos olhos de Deus, mas, até para ajudar, devemos saber como fazer. Muitas vezes, a pessoa que precisa da ajuda, não consegue enxergar nossas intenções e vêem tudo como uma tentativa de humilhação e com isso sentem-se ainda mais rebaixadas e sufocadas.


imagem retirada da internet

Manter a auto-estima é muito difícil, qualquer vacilo e ela vai por água abaixo e aí encontramos o tão famoso fundo do poço. Muitas vezes escorregamos na tentativa de sair desse poço, mas enquanto enxergamos uma luz lá em cima, erguemos nossas cabeças e recomeçamos nossa jornada. Acontece, que às vezes, deixamos de enxergar essa luz e aí acreditamos que estamos sós e que alguém tampou a saída do nosso poço. Não conseguimos sequer pensar que nós mesmos é que estamos de olhos fechados e que basta abri-los para ver a claridade novamente. Nesse momento então, tudo vem a nossa cabeça e pensamos que realmente tudo no universo colabora para nossa derrota e fracasso. Ninguém quer a nossa felicidade e nem mesmo Deus, lembra-se na nossa existência.

Nosso estado de espírito está tão abalado que não temos condições de enxergar tudo de bom que existe à nossa volta e o pior é que as pessoas exigem que consigamos fazer isso. É tão claro para elas tudo de maravilhoso que enxergam que não conseguem admitir que estejamos na mais completa escuridão. Por isso, peço a todos que lerem essas simples palavras que ouso escrever nesse momento, pensem muito bem antes de ajudar alguém que passa por qualquer dificuldade. Não exijam aquilo que a pessoa não tem condições de oferecer e nem mesmo de receber. Ajude sinceramente, querendo o melhor para a situação, mas, deixe que Deus ilumine o coração e que no momento certo, tudo entre no eixo novamente.


imagem retirada da internet

É muito doloroso ver alguém que amamos passando por qualquer dificuldade que seja, por isso, devemos sempre ajudar, mas saber como ajudar é tão importante quanto à ajuda em si.

Ajude! Mas não queira que a pessoa dê como resposta, aquilo que você deseja, e sim, a melhor resposta para ela mesma.

Para você minha amada irmã: eu te amo muito!! e preciso de você!!! Somos irmãs de coração e isso, faz toda diferença...

8 comentários:

Valéria Braz disse...

OI Luciana, belo texto. Você trata de uma assunto que acho importantíssimo... saber ajudar!
O primeiro passo é enxergar o outro, tentar estar no lugar do outro se fosse o outro, porque as pessoas diferem uma das outras, vivem uma mesma situação de forma diferente. Então quando vamos ajudar devemos estender a mão, dar os ombros ou apenas ouvir o outro e não a nós mesmos!
Devemos ainda saber entender, respeitar e esperar o tempo do outro e assim deixar a mão estendida para ajudar o outro a levantar....
Beijo no coração

Marcela disse...

Querida Luciana, ler esse texto certamente servirá como mola para esse fundo de poço que pessoa tão cara a vc se encontra.
Confesso q já estive lá nesse poço fundo, a ajudas foram muitas, mas a que mais me tocou e me marca até hoje foram duas, uma do meu padrasto que segurando a minha mão dizia sem para "vai passar, vai passar", e a outra do meu filho de 6 anos que todos os dias levava uma maça no quarto para mim, e eu nunca comia, e ele, com sua inocência infantil, nunca desistia. Enfim, vc tem razão, criar expectativas sobre a pessoa, esperando a reação nos moldes q idealizamos é caminho errado. Mas tudo vai se resolver. Deus é maior q tudo! E como dizia meu padrasto "vai passar".
bjos, Deus abençoe sua irmã.

Choramingos e Chorumelas disse...

Olá Luciana, gostei muito de seu texto, pois trata de um assunto que muitos nem se quer se dão conta, a vontade de ajudar, só ela não basta, como você mesma disse tem que saber como fazê-la, eu tento me colocar no lugar da pessoa em primeiro lugar e depois dou espaço para a pessoa, mais sempre mostrando que estou ao lado dela o tempo todo, desta forma, auxilio aos poucos e sem tampar a boca do poço, adorei, bjs e flores. Deka

Asantix disse...

Olá Luciana.Excelente texto.Apesar de concordar com quase tudo o exposto,acrescento uma ideia.
Ajudar deveria ser uma acção gratuita,sem preço e intenções.Por essa razão escreves que a pessoa, que se encontra na fossa, desconfia da ajuda,quando por vezes a tal ajuda é mesmo oferecida livre de intenções.Mas isso não deixa de ser um novelo sem meada.Se queremos ajudar e somos pessoas de bem não desistamos de ajudar quem de Nós necessite,mesmo sendo ofendidos no momento,quem sabe se a necessitada mais tarde não irá perceber que errou, e, fazer "mea culpa", tomar de exemplo dessa acção.

É tema de longa exposição e de variadíssimas ideias pessoais e colectivas.Então para encontrar-mos a ponta do novelo,basta que cada um de Nós, quando ajudado, empregue o exemplo Noutros.Talvez a confiança volte e Deus aprecie.
Obrigada pela partilha.
Beijos
Asantix

MARIANGELA BARRETO disse...

Excelente postagem, Marcela.

Penso que podemos cair a qualquer momento neste fundão sofredor, mas o importante é não nos conformarmos em estar lá, porque ninguém tira ninguem do fundo do poço se a propria pessoa não quiser sair.
Precisamos querer de verdade, abandonar o papel de vitima, acreditar que somos filhos de um Pai maravilhoso e poderoso que nos criou para sermos felizes. E aí entra o apoio das pessoas que gostam da gente e querem nos ajudar,cada um do seu jeito,mas com boa intençao e vontade de ajudar.
Ficar ou sair é questão de escolha. E isto depende só de nós, exclusivamente de nós fazer brilhar a propria luz.

parabéns e grande beijo
Mariangela

MARIANGELA BARRETO disse...

Luciana querida mil perdões, te chamei de Marcela... perdoe-me amiga... o comentário do dihitt está com seu nome correto..
desculpe de novo

Mariangela

Luiz Scalercio disse...

OI Luciana.
belissimo texto gostei
muito prbns e muito sucesso.
quem quiser ver o site da minha mulher e
www.analucianicolau.abv.br

Anônimo disse...

Oi já se passaram 07 meses quando precisei desta ajuda, e recebi de tantas formas, obrigada porque foi seu amor por mim que me deu forças para ficar e não desistir. Vejo hoje tudo de maneira melhor, o sentimento de impotência já não tem tanto poder e as angústias foram substituídas pelo buscar sempre jamais fraquejar!!! TE AMO e obrigada por me dar um espaço na sua vida e no seu coração ... a eternidade será pequena para trabalharmos o bem dos nossos irmãos, e sempre juntas para tudo ... Susana (mãe substituta de suas filhas que amo)

Postar um comentário