Pages

Ansiedade e Descontrole alimentar

A ansiedade é uma das maiores dificuldades e o maior obstáculo para quem está querendo emagrecer.Pode estar diretamente relacionada com os Transtornos Alimentares. Fisiologicamente, o estresse passou a ser o representante emocional da ansiedade e psicologicamente a ansiedade pode mobilizar as atividades psíquicas e comprometer, desde a atenção e memória, até a interpretação da realidade.

Os quadros ansiosos mais patológicos podem ser classificados em vários transtornos e um deles é o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, que é um transtorno que visa um alívio da ansiedade e/ou da angústia.

É preciso entender o que é obsessão e compulsão para uma maior compreensão do processo pelo qual você pode estar passando nesse momento. Obsessões são pensamentos ou idéias, impulsos, cenas, fantasias, que invadem a consciência de maneira repetitiva e persistente.

As compulsões são comportamentos repetitivos, onde a pessoa é levada a executar algo como resposta a regras que devem ser seguidas rigidamente, como por exemplo, lavar as mãos, fazer verificações etc. Tenta resistir, ignorar os pensamentos obsessivos e os comportamentos compulsivos e não consegue.

Como os comportamentos compulsivos tendem a ser repetitivos e contínuos, muitas vezes eles acontecem automaticamente, por isso que observar e ter consciência desses comportamentos pode ajudar a controlá-los. Esses comportamentos têm o objetivo de prevenir, reduzir ou aliviar o desconforto gerado pela idéia obsessiva, alguma situação temida ou, ainda, aliviar a ansiedade gerada por alguma situação.

São hábitos aprendidos por alguma gratificação emocional imediata que proporcionam. Mas, essa pseudo-gratificação emocional, seja pelo prazer ou alívio do desprazer, reforçará com que se repita sempre, mas com o tempo, depois desse alívio imediato, segue-se a culpa por não ter conseguido controlar-se. Mesmo assim, a gratificação inicial permanece forte, levando a repetição.

Por exemplo, a pessoa está ansiosa e come para aliviar sua ansiedade. Imediatamente há a gratificação com o alívio da ansiedade, que é relacionado com o ato de comer, mas passado algum tempo, sente culpa pela falta de controle por ter comido exageradamente. Isso a fará com que coma de novo, pois registrou em sua mente que a comida tem a capacidade de aliviar o que sente. É um círculo vicioso que pode ser rompido através da conscientização, tanto dos seus sentimentos, como dos comportamentos compulsivos.

Pessoas com comportamentos compulsivos sentem angústia ou ansiedade na ausência ou na impossibilidade em realizar a atividade compulsiva, fazendo com que se torne dependente dessas atitudes, podendo reservar um tempo significativo para tais realizações e comprometendo muitas vezes o trabalho, a vida familiar, afetiva etc.

Entre os Transtornos Obsessivos-Compulsivos temos o jogar compulsivo, a atividade física compulsiva (vigorexia), comprar compulsivo (shopholic), trabalhar compulsivo (workaholic), e o comer compulsivo (binge-eating). Comer é um comportamento universalmente tido como prazeroso, mas também pode se tornar fonte de frustrações, arrependimentos e preocupações para muitas pessoas que buscam estar magras como requisito para o êxito e aceitação social. Acima de tudo, pode comprometer a saúde física e mental, podendo desenvolver alguns dos Transtornos Alimentares, que são desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo, como no caso da Anorexia Nervosa, ou à obesidade.

Tanto a Anorexia Nervosa como a Bulimia apresentam alguns sintomas em comum: preocupação excessiva com o peso, uma representação alterada da forma corporal e um medo patológico de engordar. Em ambos os casos há um julgamento indevido sobre si mesma, baseada na forma física, freqüentemente percebida de forma distorcida.

Por:
Rosemeire Zago
Psicóloga clínica com abordagem jungiana, especialização em psicossomática. Desenvolve o autoconhecimento e ministra palestras motivacionais. Contato: (011) 9950-5095


*imagens retiradas da internet

1 comentários:

bernar55 disse...

Olá muito boa esta postagem.vou prestar mais atenção.Boa semana.

Postar um comentário