 |
imagem retirada da internet |
Na atualidade, estamos ouvindo falar muito em fakes e por isso, resolvi pensar um pouco a respeito deles e da influência em nosso dia a dia. Primeira coisa a pensar: o que são fakes? Perfis falsos? Personagens fictícios? Pura imaginação? Segunda coisa: desde quando eles habitam nossas vidas? Desde quando você criou seu perfil em alguma rede social? Não!!!
Os fakes são personagens criados para nos iludir, nos constranger, nos emocionar, enfim, fazer de nós o que quiserem, mas, só conseguem alcançar seus objetivos quando nós permitimos isso.
Encaro os fakes como grandes personagens e cada um acredita naquilo que lhe agrada. Desde crianças dizemos às crianças: "cuidado com o Bicho Papão, com a Cuca" ou então "se não chorar, você vai crescer uma princesa". São personagens, lendas ou folclore que fazem parte da nossa vida. E o Papai Noel? O Coelhinho da Páscoa? Não seriam todos fakes? Personagens que mexem com nossos sentimentos e emoções, sejam eles alegria, tristeza, medo, raiva, obediência.
Por que as pessoas tem medo dos fakes? Eles só controlam quem se deixa controlar. Sei também que existem pessoas de verdade atrás dos fakes que desejam, tentam e muitas vezes conseguem o mal dos outros, mas aí, já vira caso até de polícia. O que estou dizendo aqui, são os fakes "personagens", espero que me entendam.
Outra reflexão que gostaria de compartilhar com vocês são os fakes que encontramos nos filmes, nas novelas e mesmo nos comerciais de T.V. Quem nunca se emocionou, ou ficou morrendo de raiva de alguns desses personagens criados por um criativo autor ou publicitário.
Quantas frases não repetimos do personagem da época, os chamados "bordões". A maioria deles nem usa máscara. Aparecem com a cara lavada e nos fazem acreditar em suas histórias, mesmo que momentaneamente.
E em sua própria família, pense bem. Nunca foi enganado pensando que alguém fosse um "santo", ou seu melhor amigo e, em determinada situação descobriu um lobo em pede de cordeiro? Não seria esse, por acaso, um fake da vida real?
Pois bem amigos, quero deixar bem claro que não acho que devam sair por aí criando personagens com a pura finalidade de enganar ninguém, mas, não julgue o palhaço que precisa se fantasiar e esconder seu rosto atrás de uma carregada maquiagem para fazer as pessoas acreditarem naquele mundo de fantasias e total alegria, mesmo quando ele está com o coração aos prantos. Seria ele muito falso por enganar à todos? Deveria o palhaço contagiar a plateia com sua tristeza para ser considerado verdadeiro?
Os "fakes" estão em todos os lugares, não apenas nas redes sociais. Acredite neles se quiser ou não.
Amigos,
Esse foi apenas um jogo de palavras que flutuaram nos meus pensamentos em relação a essa realidade que vivemos na internet sobre perfis fakes.
Espero que tenham gostado, deixem suas opiniões.
Bjs
Lu