Pages

A Dieta dos Pontos

Hoje quero compartilhar neste espaço minha experiência com essa dieta. Nunca fui a favor de dietas milagrosas que emagrecem muito em pouco espaço de tempo. Também nunca tive paciência com aquelas dietas pré estabelecidas onde se tem um cardápio pronto e com isso você não consegue comer fora daquela lista.

Não tenho nada contra as pessoas que se adaptam a esse tipo de dieta, mas para mim, obrigada, eu não quero. Também nunca quis tomar remédio para enibir o apetite pois não quero ficar escrava deles.

Contarei um pouco da minha estória para que vocês possam entendê-la melhor: desde a infância comecei a ficar um pouco mais gordinha que o normal, mas naquela época, gordura era sinal de saúde, até virar motivo de risada...

Aos 10 anos minha mãe começou a procurar alguma atividade física que me interessasse para poder ajudar a emagrecer, além claro de todos os outros benefícios que podem nos trazer. Foi então que conheci o ballet e simplesmente me apaixonei. Adorei ver aquelas meninas dançando e o ritmo diferente das músicas me encantava.

Foi ali que conheci um mundo novo, cheio de alegrias, mas também de muita competitividade, companheirismo, enfim, estava começando a conhecer a vida. Aprender a lidar com as pessoas, as mais diferentes possíveis, como sempre temos que fazer em todos os momentos do nosso dia-a-dia.

O ballet conviveu comigo durante muitos anos e como fui feliz: dentro da sala de aula e também nos palcos. A adolescência chegou, toda a transformação natural aconteceu e aí consegui manter um corpo saudável, dentro de um peso adequado (nunca fui esquelética, até porque tenho a estrutura óssea bem larga), praticava minhas atividades físicas e vivia de bem com a vida. Depois de me formar continuei trabalhando dando aulas e aquilo era minha locomotiva.

Com o passar dos anos, minha mãe começou a ficar doente e eu acabei deixando de trabalhar para ajudar a cuidar dela e da casa. Nunca me arrependi disso. Fiz e faria tudo novamente sem questionar, mas foi aí que eu não tive estrutura para ficar em casa e manter-me na linha. Abandonei toda forma de exercício de uma vez. Em casa, tudo era motivo para comer e comer... então.... a vida foi passando, os anos, o casamento, a primeira gravidez e os quilos chegando. Eu sempre naquele pensamento: quando eu quiser é só controlar um pouco que eu volto ao meu peso.

Foi então que no início do ano de 2005, quando vi as fotos tiradas no último natal, fiquei horrorizada com o que vi... fiquei muito triste de me ver naquelas fotos e então resolvi mudar. Naquela época tinha saído o livro da Dieta dos Pontos e então me interessei. Comprei e li em pouco tempo, achei que ali estava uma forma de me ajudar. Resolvi que iria mudar e mudei: controlava tudo direitinho e comecei a emagrecer. Minha mãe já estava bem adoentada e passando por um processo de várias internações e eu sempre atrás. Fui conhecendo um pouco mais do que o diabetes fez com minha mãe: acabou com seus rins, sua visícula, suas vistas e ajudou a complicar ainda mais seus problemas cardíacos.

Nessa fase eu emagreci muito e logo após o falecimento da minha mãe, para ser exata 15 dias depois, comecei a sentir fortes dores abdominais e descobri que estava com pedras na visícula, fiz uma cirurgia para retirá-la e com o pós operatório, mais quilos foram embora.

Um dia assistindo um pouco de televisão, vi um documentário falando sobre as consequências da obesidade, tudo o que ela pode causar e também que o diabetes pode se desenvolver por causa da obesidade e então tive medo de engordar novamente e desenvolver dentro de mim esse grande assassino. Ao contrário de manter-me como estava, trinta quilos mais magra que no início do ano, comecei a engordar novamente... não tinha forças para anotar meus pontos como no início e então me perdi novamente. Hoje recobrei meus 30 quilos e o medo de desenvolver certas doenças por causa disso, confesso à vocês me assusta demais. Sei que muitas pessoas magrinhas também ficam doentes, não tenho medo da doença em si, mas sim, de me sentir culpada por ter contribuído para o seu desenvolvimento.

Por isso, espero agora encontrar a força necessária para recomeçar e seguir em frente. Quero encontrar o meu equilíbrio e o meu bem-estar. Tenho inúmeros motivos para ser feliz e sou, tenham certeza disso; mas, essa questão mexe muito e me desestabiliza...
imagem retirada da internet

Já vi e li várias reportagens dizendo que a dieta dos pontos pode ser considerada de risco pois se a pessoa comer apenas alimentos considerados de baixo valor nutricional, mas se mantiver dentro da meta de pontos diários ela vai emagrecer, mas não manterá sua boa saúde. Dizem que ela não é uma reeducação alimentar correta. Eu acho que a dieta dos pontos serve para nos orientar na quantidade que cada um deve comer para poder emagrecer. Cabe a cada um fazer as melhores escolhas. Fiz e deu muito certo. Se não consegui manter foi uma consequencia pessoal minha. Na época em que segui essa dieta, me alimentava de uma maneira muito mais saudável e sentia-me bem.

Por isso, agora quero retomar minha caminhada e decidi que a dieta dos pontos será minha grande companheira novamente.

Depois colocarei os links para aqueles que desejem iniciar essa caminhada. Para mim valeu a pena e tenho certeza valerá de novo...

0 comentários:

Postar um comentário